top of page

Apoiados pelo Sebrae Minas, artesãos de Maria da Fé irão expor e comercializar peças decorativas durante o VI Festival de Inverno Arte e Design

 

Simone Guedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Artesãos de Maria da Fé, no Sul de Minas irão expor e comercializar luminárias, bolws, mandalas, fruteiras, suplás, molduras de espelho, biombos, castiçais e porta-retratos feitos com fibra de bananeira e papelão. As peças estarão expostas durante VI Festival de Inverno Arte e Design de Maria da Fé no estande do Sebrae Minas, de 4 a 7 de julho e de 12 a 14 de julho, na Praça da Matriz. Entrada gratuita.

Criado há 15 anos, o grupo Gente de Fibra é resultado de uma ação cooperativa idealizada e estimulada pelo artista plástico mariense Domingos Tótora. Ele procurou aliar a promoção de uma atividade cultural à reciclagem de papel e fibras, contribuindo para a preservação do patrimônio ecológico e a geração de renda para a comunidade.

O grupo nasceu em um momento marcante de Maria da Fé, assolada com a “crise da batata”. No início a ideia era transformar as fazendas de batatais da cidade em turismo rural para alavancar a economia. Mas, no meio do caminho, o Sebrae Minas percebeu o grande potencial do artesanato para a cidade e investiu na capacitação dos artesãos para criarem peças que retratassem a identidade local, a história e a cultura da população, utilizando a fibra de bananeira.

Hoje, o grupo produz cerca de 500 peças por mês, podendo chegar a 1.200 em épocas de pico. O faturamento mensal varia de R$ 5 mil a R$ 6 mil, o que é dividido igualmente entre os artesãos. A maior parte dos produtos é comercializada em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas muitos deles ultrapassam as fronteiras brasileiras. Peças já foram exportadas para Argentina, Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e China.

Durante Festival de Inverno Arte e Design de Maria da Fé, o grupo também irá expor a coleção chamada Janela, desenvolvida com o apoio do Sebrae Minas. As peças possuem detalhes vazados ou recortes que remetem a uma janela, com acabamento feito com palha de bananeira, fibra longa ou tinta natural.

As peças produzidas pelo grupo Gente de Fibra já foram selecionadas em duas edições consecutivas do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. A iniciativa destaca as 100 melhores unidades produtivas de artesanato no Brasil. Em 2012, o grupo concorreu com mais de 1.800 artesãos inscritos em todo o país.

6ª edição

Além da exposição e venda do artesanato local, a programação do Festival de Inverno Arte e Design de Maria da Fé inclui shows, teatro infantil, gastronomia e exposições de arte. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem do festival.


VI Festival de Inverno Arte e Design de Maria da Fé
De 5 a 7 de julho e de 12 a 14 de julho, das 13h às 23h
Praça Getulio Vargas
Entrada gratuita
Maria da Fé/MG
Informações: www.mariadafe.mg.gov.br

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276

 

 

Fonte: http://www.mg.agenciasebrae.com.br/noticia/20911860/artesanato/artesanato-feito-com-fibra-de-bananeira-e-papelao-e-destaque-em-festival-no-sul-de-minas/

bottom of page